terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Hooked

 

Hooked

Nir Eyal


Como formar hábitos nos consumidores

 

Grandes empresas de tecnologia criaram uma geração de usuários que passam várias horas por dia usando seus aplicativos. Como elas fazem isso e como formar hábitos que ajudem o usuário, ao invés de prejudicá-lo?

 

É isso que Nir Eyal mostra em seu livro Hooked (engajado, em portugês). É um livro muito bem estruturado, que mostra a psicologia do consumidor e como formar hábitos, começando com o conceito da zona do hábito, uma zona onde hábitos são formados, levando em consideração frequência e utilidade percebida.

 

Apresenta, então, o modelo formador de hábitos:

 



Trigger (gatilho): deve haver um gatilho externo para atrair o consumidor no início, depois esse gatilho deve ser interno, as próprias emoções do indivíduo devem levar ele a agir.

Action (ação): é quando o usuário realiza a ação desejada.

Variable Reward (recompensa variável): deve-se recompensar o usuário por realizar tal ação. É importante, ainda, que seja uma recompensa variável, pois recompensas previsíveis perdem valor com o tempo.

Investment (investimento): O usuário deve investir tempo ou dinheiro, um exemplo é dar like no Instagram.

 

Ao final de cada capítulo, há um resumo e exercícios para o leitor fazer caso esteja estruturando uma ideia. Por fim, o autor apresenta dois estudos de caso, mostrando como cada um desses pontos funciona na prática.

 

É um livro muito interessante para negócios que precisam que o usuário tenham um comportamento recorrente, um livro muito interessante sobre a psicologia do consumidor.

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