Hooked
Nir Eyal
Como formar hábitos nos consumidores
Grandes empresas de tecnologia criaram uma geração de
usuários que passam várias horas por dia usando seus aplicativos. Como elas
fazem isso e como formar hábitos que ajudem o usuário, ao invés de prejudicá-lo?
É isso que Nir Eyal mostra em seu livro Hooked (engajado, em
portugês). É um livro muito bem estruturado, que mostra a psicologia do
consumidor e como formar hábitos, começando com o conceito da zona do hábito, uma
zona onde hábitos são formados, levando em consideração frequência e utilidade
percebida.
Apresenta, então, o modelo formador de hábitos:
Trigger (gatilho): deve haver um gatilho externo para atrair
o consumidor no início, depois esse gatilho deve ser interno, as próprias emoções
do indivíduo devem levar ele a agir.
Action (ação): é quando o usuário realiza a ação desejada.
Variable Reward (recompensa variável): deve-se recompensar o
usuário por realizar tal ação. É importante, ainda, que seja uma recompensa variável,
pois recompensas previsíveis perdem valor com o tempo.
Investment (investimento): O usuário deve investir tempo ou
dinheiro, um exemplo é dar like no Instagram.
Ao final de cada capítulo, há um resumo e exercícios para o
leitor fazer caso esteja estruturando uma ideia. Por fim, o autor apresenta
dois estudos de caso, mostrando como cada um desses pontos funciona na prática.
É um livro muito interessante para negócios que precisam que
o usuário tenham um comportamento recorrente, um livro muito interessante sobre
a psicologia do consumidor.


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